Variações sobre um tema de Fuseli
, 1973
António Areal
Óleo, esmalte e carvão sobre platex
70 × 82 cm
70 × 82 cm
assinado e datado
Inv. 1949
Historial
Adquirido pelo Estado à Galeria de S. Mamede em 1973.
Exposições
Lisboa, 1973, 11, p.b.; Queluz, 1989; Lisboa, 2002.
Bibliografia
Areal 12 pinturas…, 1973, 11, p.b.; PORFÍRIO, 1973, 12; FREITAS, 1974, 6-7; PINHARANDA, 1989; ÁVILA, 2003, 27, cor.
Adquirido pelo Estado à Galeria de S. Mamede em 1973.
Exposições
Lisboa, 1973, 11, p.b.; Queluz, 1989; Lisboa, 2002.
Bibliografia
Areal 12 pinturas…, 1973, 11, p.b.; PORFÍRIO, 1973, 12; FREITAS, 1974, 6-7; PINHARANDA, 1989; ÁVILA, 2003, 27, cor.
Areal parte de uma pintura assimilada pelo quadro de valores reconhecidos da história da arte para proceder à representação da representação, não como interrogação individual mas coletiva. O pesadelo de Füsseli é a obra pesquisada ao longo de uma ampla série a que esta obra pertence. Garantindo a legibilidade dos elementos integrantes e o terror da obra do pintor suíço, Areal inicia um trabalho de alteração formal através de simplificações, hibridações e associações que se relacionam com os modos da nova figuração. Entretanto, a reestruturação compositiva recorre a uma rígida compartimentação de nítidos perfis que remete para preceitos do hard-edge, numa conjugação peculiar de fontes e abordagens plásticas.
Maria Jesús Ávila
Maria Jesús Ávila