P1–49
, 1949
Fernando Lanhas
Seixo pintado a óleo
2,3 × 9,7 × 5 cm
2,3 × 9,7 × 5 cm
Inv.
Historial
Depositado pelo autor em 1995.
Exposições
Porto, 2001, 70, cor; Lisboa, 2002; Lisboa, 2004; Lisboa, 2006; Lisboa, 2008; Lisboa, 2009; Lisboa, 2009.
Bibliografia
Fernando Lanhas, 2001, 70, cor.
Depositado pelo autor em 1995.
Exposições
Porto, 2001, 70, cor; Lisboa, 2002; Lisboa, 2004; Lisboa, 2006; Lisboa, 2008; Lisboa, 2009; Lisboa, 2009.
Bibliografia
Fernando Lanhas, 2001, 70, cor.
Intimamente unido à natureza, o trabalho de Fernando Lanhas, após ter adoptado os seus esquemas relacionais como estruturas pictóricas e ter integrado, em 1944, o pó das pedras nas tintas de óleo, inicia em 1949 um percurso contrário. A marca da natureza na pintura é substituída pela acção da pintura nos elementos da própria natureza, antecipando o movimento da Land art. Seixos rolados que encontra nos seus passeios e selecciona segundo as sugestões da sua configuração para permitir posteriores intervenções. Fernando Lanhas inscreve nos seixos as linhas e as manchas de tons baços, com preceitos de síntese geométrica idênticos à sua pintura. Ao mesmo tempo, estabelece uma ponte com os estudos que desenvolvera sobre os pesos de rede de pesca, conceptualizando a incisão utilitária a que estes eram submetidos. Em 1952 radicalizará estes pressupostos intervindo pictoricamente nos rochedos da serra de Valongo.
Maria Jesús Ávila
Maria Jesús Ávila