Sala SONAE
entrada: Condições GeraisOlhar dia, após dia, após dia
Leslie Thornton
Colóquio integrado na exposição de Leslie Thornton «Olhar dia, após dia, após dia», no âmbito Festival Temps d'Image 2014
15 de Novembro | 10h30/17h30 | Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado
Entrada livre
Organização: Unipop
Todas as informações em www.museuartecontemporanea.pt/pt e http://unipop.info
Na arte como na ciência, e nos seus cruzamentos, percorrer o tema da violência assemelha-se ao acto de caminhar sobre uma corda bamba, balançando entre perigo e potência. O intervalo entre experiência directa e articulação discursiva da violência será, pois, motivo para reflectir sobre a mediação da cultura – como percepção, reconhecimento e compreensão, mas também expressão e comunicação –, que ora estrutura ora desafia sensibilidades dominantes, as mais das vezes organizadas por uma moral fundada na dicotomia entre violência e a sua ausência.
Para esta conversa, a UNIPOP – na sequência de outras discussões sobre o tema
em seminários e na revista 'Imprópria'
– propõe como ponto de partida um conjunto de questões que parecem ser comuns a
campos tão diversos como o cinema, a literatura, a música, a história, a
antropologia ou a política. Em que condições é possível uma aproximação a situações
de violência e quais as relações que se estabelecem com quem nelas está
directamente implicado? Como reivindicar ou contestar a sua legitimidade? Que
importância é dada à política da representação, no nexo entre intenção
comunicativa e recepção, ou mesmo reapropriação, dos seus sentidos? Como são
ponderados (des)equilíbrios entre exposição e mobilização de emoções,
sentimentos e experiências pessoais? Que riscos e possibilidades são
considerados nas práticas de mistificação ou
esteticização da violência e da resistência? Quais as estratégias para
desafiar géneros discursivos dominantes?
Programa
10h30: Painel 1 A violência filmada
Com João Canijo e Teresa Villaverde
Moderação por Tiago Baptista
11h45: Coffee break
12h: Painel 2 Poética da violência
Com Golgona Anghel e André Dias
Moderação por António Guerreiro
13h15: Intervalo para almoço
14h30: Painel 3 A ciência da violência
Com Mariana Carrolo e Ricardo Campos
Moderação por Luís Trindade
15h45: Coffee break
16h: Debate final
Com todos os participantes
Moderação por Miguel Cardoso
17h30: EncerramentoOradores e moderadores
João Canijo é cineasta. Realizou, entre outros, os filmes 'Noite escura' (2004), 'Fantasia lusitana' (2010) e 'Sangue do meu sangue' (2011).
Teresa Villaverde é cineasta. Realizou, entre outros, os filmes 'Três irmãos' (1994), 'Os mutantes' (1998) e 'Transe' (2006).
Tiago Baptista é conservador e investigador na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. É docente no programa CIEE da Universidade Nova de Lisboa e na Universidade Católica Portuguesa e investigador associado do Instituto de História Contemporânea da UNL. É membro fundador e actual presidente da AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento e co-editor da 'Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento'.
Golgona Anghel é autora de diversos livros de poesia, como 'Vim porque me pagavam' (2011) e 'Como uma flor de plástico na montra de um talho' (2013), e organizou a publicação dos 'Diários' de Al Berto (2012). É investigadora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É membro da Unipop.
André Dias é doutorando em Ciências da Comunicação/Cinema pela Universidade Nova de Lisboa e professor de Som e Imagem na ESAD – Caldas da Rainha.
António Guerreiro é crítico no jornal 'Público', tradutor e ensaísta.
Mariana Carrolo é doutoranda em História da Arte Contemporânea na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com uma tese subordinada ao tema «Arquitectura Prisional Portuguesa: Forma, Experiência e Representação do Espaço. O Estabelecimento Prisional de Monsanto». É membro convidado do Instituto de História de Arte (IHA) da FCSH-UNL. Lecciona no estabelecimento prisional de Monsanto desde 2009.
Ricardo Campos é licenciado e mestre em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e doutorado em Antropologia Visual pela Universidade Aberta. É investigador do CEMRI – Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais da Universidade Aberta. É igualmente um dos editores da revista 'Cadernos de Arte & Antropologia' e membro do grupo de pesquisa internacional On Walls.
Luís Trindade é historiador e professor de Estudos Portugueses em Birkbeck College – University of London. Publicou, em 2008, 'O Estranho Caso do Nacionalismo Português', acerca das relações entre o salazarismo e a literatura. Actualmente, a sua investigação centra-se cultura revolucionária e pós-revolucionária portuguesa. Coordenou recentemente o livro 'The Making of Modern Portugal' (2013).
Miguel Cardoso é mestre em English Studies em Birkbeck College, University of London, onde agora prossegue os seus estudos doutorais. Lecciona no Centre for International Exchange Education (Lisboa) e na Universidade Lusófona, no programa de mestrado Erasmus Mundus Docnomads. Desenvolve estudos no cruzamento das áreas de Estudos Modernistas e Teoria Crítica. Publicou, entre outros, os livros de poesia 'Pleno Emprego' (2013), 'Os engenhos necessários' (2014) e 'Fruta feia' (2014). É membro da Unipop.