entrada: Condições Gerais

Rui Macedo. (In)dispensável ou a pintura que inquieta a colecção do museu

2019-05-14
2019-09-29
Voltar ao Programa

Biografia do artista

Rui Macedo nasceu em Évora em 1975. É doutorado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

Das mais recentes exposições individuais, destacam-se: In-situ: Carta de intenções no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Rio de Janeiro; Avesso da Norma no Museu Nacional Machado de Castro, Coimbra; (Lans)scaping normative thinking na Fundação Millennium BCP; Playtime na Capilla de la Trinidad do Museu Barjola, Gijón, Espanha; Un cuerpo extraño no Museo Nacional de Artes Decorativas, Madrid e La totalidad imposible no IVAM, Valência, Espanha.

Das mais recentes exposições coletivas destacam-se: Do Outro Lado do Espelho na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; 25 vezes Duchamp | A Fonte, 100 anos no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil e Pintura | Diálogo de Artistas na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, Brasil.

Ao longo dos últimos anos, as suas exposições individuais ganharam bolsas de apoio pontual atribuídas pela Fundação Calouste Gulbenkian e por Promoción del Arte.

Em 2016, a sua obra foi selecionada para o livro 1001 Paintings you must see before you die by Stephen Farthing. Entre os muitos autores que escreveram ensaios sobre a obra artística de Rui Macedo destacam-se Barry Schwabsky, Javier Barón Thaidigsmann, Daniel Sturgis, Louisa Elderton, Raquel Henriques da Silva e José Bragança de Miranda.