entrada: Condições Gerais
Projecção do filme "Museum Incidents"
Ciclo "Uma Visita Guiada ao Museu no Cinema"
PRECISA REVISÃO
Incidentes num Museu: Galerias de Arte em Filme
Steven Jacobs & Karel De Cock, 2012, c. 46 minutos
Incidentes num Museu inclui cenas de longas-metragens datadas dos anos 1920 até ao presente, cuja ação decorre em museus ou galerias de arte. Curiosamente, nos filmes, os museus evocam sempre associações do mesmo tipo: apresentam-se como templos elitistas frequentados por snobes ou figuras elegantes que aí vão apreciar arte, ou como o local perfeito para encontros secretos entre amantes, criminosos ou espiões. Os museus são também invariavelmente associados ao mistério e ao perigo: lugares inquietantes onde potências espíritas e atávicas assombram as personagens, ou lugares fatais de morte. Adicionalmente, os museus são os lugares ideais para a autorreflexão dos realizadores: afinal, são os cenários onde o olhar (dirigido às pinturas e esculturas) é visualizado por meio de movimentos de câmara e planos subjetivos.
Steven Jacobs é historiador de arte e autor de The Wrong House: The Architecture of Alfred Hitchcock (2007) e Framing Pictures: Film and the Visual Arts (2011).
Karel De Cock é realizador. Os seus trabalhos recentes Resonance (2008) e Accepting the Image (2011) focam o espaço público de grandes cidades do ponto de vista do observador.
Incidents in a Museum foi realizado no contexto de um projeto de investigação sobre a visualização de obras de arte no cinema na School of Arts (KASK), University College, Ghent.