entrada: Condições Gerais

Os olhos do som

Imagens Sonoras

2009-05-26
2009-06-21
Voltar ao Programa

Rádio Zero

A Rádio Zero transmite, pela web, a partir do IST em Lisboa desde 2006, sucendo à RIIST. Com uma programação exclusiva de autor, emite 24h/7 uma grelha com mais de 65 programas originais, realizados por mais de 80 autores.
A Rádio Zero promove o livre acesso às tecnologias de emissão e realização rádio, incentivando abordagens experimentais ou não-ortodoxas ao uso da rádio, quer enquanto conteúdo, forma ou tecnologia.
A Rádio Zero é uma das estações fundadoras da rede internacional Radia e promove um festival internacional bienal Arte Rádio em Lisboa chamado RadiaLx. Desenvolve também software rádio destinado a rádio comunitárias sob um paradigma de código aberto.

: Ricardo Reis Nascido em '78, engenheiro aeroespacial pelo IST, especializa-se em simulações computacionais de fluidos. Acordou para formas diferentes de fazer rádio em 2003, tendo produzido e participado em vários programas na RIIST, Rádio Zero e a rede Radia(http://www.radia.fm). É presidente da Rádio Zero desde 2005, promovendo e instigando a exploração da rádio para fins artísticos e culturais.

: Ruben Portinha Nascido em 87. Desde cedo despertou o interesse para a comunicação, nas suas várias vertentes.
Até à data, integrou vários projectos ligados ao jornalismo em geral e à Rádio em particular: Rádio Onda Jovem, Rádio Zero, Baya FM, jornal “i-NOVA!”, revista “N”, Rádio Renascença.
Entre 2005 e 2008, licenciou-se em Ciências da Comunicação (vertente Jornalismo), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Para além das actividades ligadas à comunicação, tem também desenvolvido actividades desportivas. Foi atleta de pista durante dois anos, entre 2006 e 2008. Actualmente, é jogador federado de goalball, participando no campeonato nacional e na taça de Portugal da modalidade.
Paralelo a tudo isto, tem construído uma carreira musical, primeiro a solo – com o lançamento do primeiro disco, em edição de autor, em Outubro de 2008 – e agora enquanto membro do grupo luaCústica.