Galeria PeP

entrada: Condições Gerais

As filhas de Léthê

2024-04-04
2024-04-28
Curadoria: Lúcia Saldanha

As nascentes míticas Léthê e Mnemósine — Léthê provocava o esquecimento em quem dela bebesse e Mnemósine favorecia a memória — inspiraram Helena Ferreira a fazer emergir, da “fonte” do esquecimento, os rostos e nomes de operárias anónimas de Alcântara, Xabregas, Poço do Bispo, Almada e Setúbal que, durante e depois da 1.ª República Portuguesa, desafiaram as normas ao liderar manifestações defendendo a igualdade de género, justiça laboral, e a emancipação feminina.

As imagens encontradas nalgumas páginas de jornais da época deram origem a esta série de desenhos a pó de carvão que, no momento da inauguração, são “desvelados” pela mão dos visitantes. Da superfície das folhas de papel em branco surgiram As filhas de Léthê, um conjunto de retratos coletivos e individuais, como os de Flávia de Mattos, Capitolina de Jesus e Liberdade da Pátria.

Tornar visível a identidade e memórias de mulheres que fizeram e fazem parte da história no pré e pós 25 de abril, abordar a fragilidade e instabilidade de direitos conquistados e por conquistar, são aspetos da linha de trabalho que a artista desenvolveu para o projeto Chiado, Carmo, Paris e os Caminhos de Salgueiro Maia – 2024, apresentados aqui na Galeria PeP e na exposição Olhar de Volta, uma homenagem a Natércia Salgueiro Maia, a realizar no Paiol de Castelo de Vide, cidade natal de Salgueiro Maia.

Lúcia Saldanha

Em Exibição

Loops. Expanded 2026

2026-07-14
2026-10-03
Curadoria: Irit Batsry
O MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado e a DuplaCena apresentam, pelo 11.º ano consecutivo, uma exposição dedicada ao loop enquanto forma seminal da imagem em movimento.
Exposição temporária

Dos Gestos e das Formas

Um diálogo entre coleções

2026-06-18
2026-09-20
Curadoria: MNAA e MNAC
Obras das coleções do Museu Nacional de Arte Antiga, do Museu Nacional de Arte Contemporânea, e da Fundação Millennium bcp, estabelecem um diálogo entre diferentes períodos, materiais e formas de criação artística.
Exposição temporária

Alice Geirinhas

Sycorax

2026-05-29
2026-09-20
Curadoria: Lúcia Saldanha e Rui Afonso Santos
Sycorax é uma instalação de desenhos que convoca a figura ausente e silenciada de Sycorax, a bruxa e mãe de Caliban, personagens de "A Tempestade", de William Shakespeare.
Exposição temporária

Ultratremor

Coletiva

2026-05-29
2026-09-27
Curadoria: Germano Dushá
Entre o visível e o invisível, a exposição reúne artistas que exploram estados de transformação, aparição e ressonância, aproximando matéria, imaginação e experiência espiritual.
Exposição temporária

Maria José Oliveira

Eu que já fui eu

2026-05-15
2026-10-04
Curadoria: Paula Parente Pinto
A obra de Maria José Oliveira transforma materiais quotidianos e objetos descartados em territórios de memória, ritual e metamorfose, onde o tempo se afirma como matéria viva da criação.
Exposição temporária

Impressões Digitais. Coleção MNAC

2024-12-12
2026-12-30
Curadoria: Ana Guimarães, Emília Ferreira, Maria de Aires Silveira e Tiago Beirão Veiga
Constituída por obras fundadoras da historiografia da arte portuguesa contemporânea, de 1850 à atualidade, a coleção do MNAC guarda vários tesouros nacionais.
Exposição Permanente