João Cristino da Silva, Marinha, c. 1855 – 60
João Cristino da Silva, Marinha, c. 1855 – 60

MNAC

entrada: Condições Gerais

João Cristino da Silva: 1829-1907

2000-04-06
2000-06-18
Curadoria: Maria de Aires Silveira
A obra de Cristino da Silva configura em meados do século XIX um dos primeiros sinais de uma vontade de modernidade, que o Romantismo havia iniciado pela Europa fora, logo no início do século e a Portugal chegava en­tão depois de um longo período de ausência de propostas significativas que mediou a geração do artista e os nomes de Domingos Sequeira e Vieira Portuense.
Artista de produção descontínua e convulsiva, inspirada como convém ao estereótipo romântico, foi talvez, de entre os da sua geração, o que abor­dou uma maior diversidade de temas e aspectos do próprio movimento. A informação limitada a que tinha acesso no seu país pôde ser mitigada com a leitura da História da arte alemã mais recente de Raczynski ou com uma viagem a Paris e à Suíça. Questões estéticas como a do impresentificável na obra de arte, por contraposição a uma estética do belo, encontram em muitos trabalhos deste artista aproximações mais ou menos ingénuas, mas relevantes e documentais para a história de arte portuguesa.
A irregularidade de alguma da sua produção poderá ter limitado a sua apreciação histórica, no entanto se considerarmos os companheiros de ge­ração e movimento é em Cristina da Silva que podemos descortinar a cons­trução de um programa romântico e modernizador mais radical.

Esta exposição antológica comissariada por Maria de Aires Silveira é a primeira da sua obra e acompanha-a um profundo e exaustivo estudo documental que a autora compilou. Ao longo das páginas do seu ensaio podemos acompanhar o desenvolvimento desta obra, as suas condições e possibilidades integradas no contexto crítico e cultural nacional. O ensaio de Helena Carvalhão Buescu vem explorar a relação com a produção literária, âmbito em que, à data dos inícios desta geração de artistas plásticos, o Ro­mantismo já havia atingido o seu pleno desenvolvimento e por conse­guinte se tornou fonte de sugestões que este texto esclarece.

O Instituto Português de Museus e a Divisão de Documentação Foto­gráfica prestaram como sempre uma imprescindível colaboração para que a exposição e este catálogo fossem possíveis. Para que esta publicação atin­gisse o desejado nível, o trabalho de coordenação editorial de Nuno Ferreira de Carvalho não foi menos valioso e brilhante, como vem sendo costume.

Pedro Lapa
Director do Museu do Chiado