Museu do Neo-Realismo de Vila Franca de Xira

entrada: Condições Gerais

O Fardo das Imagens (1945-1953)

Adelino Lyon de Castro

2012-03-24
2012-07-08
Curadoria: Emília Tavares

A presente exposição foi realizada em 2011 no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, na sequência da importante doação, em 2009, por parte de Tito Lyon de Castro, do espólio do fotógrafo. 

A sua apresentação no Museu do Neo-Realismo prossegue uma enriquecedora colaboração iniciada, em 2009, com a exposição Batalha de Sombras, em que será dado a conhecer mais um capítulo do património fotográfico nacional, das décadas de 40 e 50 do século XX.
Adelino Lyon de Castro foi figura de destaque do meio editorial e das letras, mas a sua actividade como fotógrafo é praticamente desconhecida. Muito embora fosse um fotógrafo amador realizou, entre meados da década de 1940 e 1953, ano da sua morte, um importante conjunto de imagens cuja temática se apresenta coesa e consistente com as suas ideias políticas de oposição ao Estado Novo, assim como ao ideário de um socialismo humanista.
Apesar do carácter eclético da sua obra, nas suas imagens é privilegiado o olhar sobre as mais duras condições de vida dos trabalhadores ou dos excluídos da sociedade, sob a inspiração do “romantismo revolucionário”(Henri Lefebvre) tão influente para alguns neo-realistas. O fotógrafo legou-nos um extraordinário e inesperado diário visual do labor, da pobreza e da exclusão enquanto estados de degradação social, e do papel que a fotografia pode ter enquanto meio de denúncia e ensinamento sobre a realidade.
A heterogeneidade formal das suas imagens enquadra-se na diversidade estética que o influenciou, sendo bem patentes as aproximações naturalistas ou mesmo a uma poética naif, tão comuns ao hibridismo praticado pelos fotógrafos amadores salonistas.
A obra de Adelino Lyon de Castro não é paradigma de nenhuma ortodoxia estética, antes o reflexo duma consciência humanista que pode acolher as manifestações ecléticas dum realismo sentido.
Uma obra que permite múltiplas leituras para além da sua estrita produção realçando outras vertentes da história da arte e da fotografia portuguesas do pós-guerra, tendo a dualidade realidade /naturalismo, forma/conteúdo, denúncia e assimilação como pano de fundo.
Além do fotógrafo vislumbra-se uma época que esta exposição pretende também dar a conhecer, incluindo algumas obras do acervo do Museu do Neo-Realismo, no quadro duma reflexão abrangente sobre os percursos acidentados da conciliação entre a expressão estética e o seu contexto crítico da realidade.

Emília Tavares

Em Exibição

The c(AI)rcles’s Pentagon

By Gencork | Sofalca

2025-05-28
2025-06-26
Curadoria: Portugal Faz Bem
A instalação de design/arte The c(AI)rcle’s Pentagon, que explora a ligação entre inteligência artificial, design (re)generativo, arte e sustentabilidade
Exposição individual

Caminhos

Coleção Millennium bcp

2025-05-16
2025-08-24
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Esta exposição coletiva aborda, a partir do tema da paisagem, o desejo da viagem ou a necessidade íntima de criar caminhos próprios
Exposição temporária

O FARDO DO HOMEM BRANCO

João Fonte Santa

2025-04-10
2025-07-03
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O Artista recorre a uma linguagem figurativa que se vale dos paradigmas oitocentistas do Naturalismo - quer da pintura como da ilustração coevas, visualmente familiares e instituídos.
Exposição individual

ALDEBARAN CAÍDA POR TERRA

2025-03-13
2025-06-22
Aldebaran Caída por Terra é uma série de pinturas moldadas, com formas irregulares e orgânicas, onde o volume e incidência da luz se insinuam na forma de ver os (quase todos) rostos, pintados a pastel de óleo.
Exposição individual

Impressões Digitais. Coleção MNAC

2024-12-12
2026-12-30
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Constituída por obras fundadoras da historiografia da arte portuguesa contemporânea, de 1850 à atualidade, a coleção do MNAC guarda vários tesouros nacionais.
Exposição Permanente

Desde 1911

2022-05-26
2026-05-26
Uma intervenção que celebra os 110 anos do MNAC.
114 anos