Pequena fiandeira napolitana

, c. 1877

António Carvalho da Silva Porto

Óleo sobre tela

96,5 × 60,5 cm
assinado
Inv. 4
Historial
Oferecido pelo autor ao Sub-Inspector da Academia de Belas-Artes de Lisboa, Delfim Guedes, futuro Conde de Almedina. Adquirido pelo Legado Valmor no leilão do Conde de Almedina, em 1909. Integrado no MNAC em 1911.

Exposições
Paris, 1878, 1830; Lisboa, 1880, 114; Madrid, 1881, 96; Lisboa, 1894, 37; Lisboa, 1913, 4; Luanda, Lourenço Marques, 1948, 25; Lisboa, 1950, 2; Caldas da Rainha, 1981, 9, cor; Porto, 1993, 36, cor.

Bibliografia
BRAGANÇA, c. 1936, 10; Exposição de Arte Portuguesa, 1948, 25, p.b.; MACEDO, 1950, 4, p.b.; Silva Porto, 1954, V, p.b.; PAMPLONA, 1954, vol. IV; FRANÇA, 1967, vol. II, 27; COUTO, 1981, 9, cor; “O naturalismo na pintura”, 1986, 46, cor; SILVA, 1993, 153, cor; COSTA, 1993, 16; LAPA, 1994, 28, cor.
Durante os meados do século XIX foi moda nos Salons de Paris a pintura de costumes regionais italianos. Estes eram observados com um sentido romântico profundamente idealizado, produzindo um efeito de exotismo. Executada em Itália, onde a luz foi uma revelação para Silva Porto, esta composição de costumes, à semelhança de outras de Corot, revela-se um bom pretexto para um trabalho cromático. No caso presente, descobre-se uma concepção realista, sobretudo atenta ao tipo fisionómico do modelo. A luz é já a do ar livre agora com um timbre novo, mais meridional, diferente da que aprendera com Daubigny. A paleta revela uma atenção aos Veristas e à pintura de Fortuni, servida por uma pincelada marcada e espessa. A roca e o fuso permitem a construção de uma linha com quebras dinâmicas que contrariam o estatismo da figura e enfatizam a sensação do instantâneo.
Exposta no Salon parisiense de 1878, esta obra confirmava o êxito do pensionato de Silva Porto em França e Itália, abrindo-lhe a possibilidade da futura carreira académica em Lisboa.

Pedro Lapa