No cais – Porto
, 1930
Abel Salazar
Óleo sobre madeira
70 × 70 cm
70 × 70 cm
assinado
Inv. 912
Historial
Adquirido pelo Estado através do Legado Valmor, em 1938.
Exposições
Lisboa, 1938, 138; Porto, 1938, 46, p.b.; Lisboa, 1945; Lisboa, 2002.
Bibliografia
Álbum da Exposição Abel Salazar, 1938, 46, p.b.; Exposição de Quadros do Prof. Dr. Abel Salazar (…), 1938, 138; SILVA (et al.), 1994, 169, cor; SILVA, 1998, 55, cor.
Adquirido pelo Estado através do Legado Valmor, em 1938.
Exposições
Lisboa, 1938, 138; Porto, 1938, 46, p.b.; Lisboa, 1945; Lisboa, 2002.
Bibliografia
Álbum da Exposição Abel Salazar, 1938, 46, p.b.; Exposição de Quadros do Prof. Dr. Abel Salazar (…), 1938, 138; SILVA (et al.), 1994, 169, cor; SILVA, 1998, 55, cor.
A pintura de Abel Salazar, filiada num entendimento oitocentista com a sua paleta reduzida aos tons castanhos terrosos e surdos, foi sensível a uma temática atenta ao trabalho do povo, com um declarado pendor realista, que o século xix português nunca conheceu. Os óleos pintados sobre o Cais da Ribeira do Porto são um bom exemplo dessa pintura socialmente comprometida. As figuras, esboçadas com liberdade, apresentam características de uma observação empenhada emotivamente com o seu referente e que tira partido das suas especificidades expressivas. Artistas mais jovens ligados ao Neo-Realismo, como Júlio Pomar, viriam a valorizar esta obra como um antecedente das suas preocupações.
Pedro Lapa
Pedro Lapa