Belezas da noite
, 1951
Varela Pécurto
Prova fotográfica em gelatina sal de prata (cloro brometo)
30 × 40 cm
30 × 40 cm
assinado e datado
Inv. 2897
Historial
Doação do autor em 2006.
Exposições
Ausstelung, Áustria, 1951; Londres, 1955; Biella, Itália, 1957; Vila Franca de Xira, 2009, 40, p.b.; Cuenca, 2010.
Bibliografia
Grupo Câmara, 1958-1959, 710, p.b.; TAVARES, 2009, 123, p.b.
Doação do autor em 2006.
Exposições
Ausstelung, Áustria, 1951; Londres, 1955; Biella, Itália, 1957; Vila Franca de Xira, 2009, 40, p.b.; Cuenca, 2010.
Bibliografia
Grupo Câmara, 1958-1959, 710, p.b.; TAVARES, 2009, 123, p.b.
A heterogeneidade de técnicas e assuntos está subjacente ao trabalho deste autor. O gosto pela abstracção a par de um realismo poético são dois opostos da sua obra. Neste caso, a manipulação técnica impõe-se como o elemento fundamental para operar uma relação de contrários entre positivo e negativo. Através da solarização que consiste na inversão da revelação das zonas escuras e claras da imagem, é acentuado o carácter antonímico do motivo, sem que no entanto a relação figurativa se perca. Trata-se de uma imagem em que o primado da técnica laboratorial processa toda uma linguagem visual que se estende desde o abstracto ao surreal.
Emília Tavares
Emília Tavares