Ex-homens
, 1946
Adelino Lyon de Castro
Prova fotográfica em gelatina sal de prata (cloro brometo)
30 × 40 cm
30 × 40 cm
Inv. 2988
Historial
Doação Tito Lyon de Castro em 2009.
Exposições
Lisboa, 1946; Porto, 1946; Lisboa, 1950; Barreiro, 1950; Vila Franca de Xira, 2009, 62, p.b.; Cuenca, 2010.
Bibliografia
Boletim do Foto-Clube 6x6, n.º 3, 1956; lyon de castro, 1980, p.b.; TAVARES, 2009, 147, p.b.
Doação Tito Lyon de Castro em 2009.
Exposições
Lisboa, 1946; Porto, 1946; Lisboa, 1950; Barreiro, 1950; Vila Franca de Xira, 2009, 62, p.b.; Cuenca, 2010.
Bibliografia
Boletim do Foto-Clube 6x6, n.º 3, 1956; lyon de castro, 1980, p.b.; TAVARES, 2009, 147, p.b.
O realismo de contornos sociais está patente na obra fotográfica de Adelino Lyon de Castro, e tem uma das suas mais eloquentes expressões nesta imagem. O título Ex-homens enfatiza a condição de isolamento e desajustamento social do grupo, que surge emergido nessa letargia própria do desalento existencial. O entorno do grupo expressa também essa mesma desolação, lugar de desperdícios, zona sem identidade, espaço de temporário refúgio. A imagem foi exposta no Salão de Arte Fotográfica Internacional, promovida pelo Grémio Português de Fotografia, o que comprova a heterogeneidade com que os temas eram acolhidos, para lá de qualquer fundamento ideológico. O mesmo não se poderá dizer da presença desta mesma imagem na 9.ª Exposição Geral de Artes Plásticas, em 1950, de declarada inspiração neo-realista e de ideologia oposicionista ao Estado Novo, que aí terá tido a sua mais «engagé» expressão. Imagem que poderia simbolizar de forma coerente a deambulação estética, formal e de contexto que assiste à fotografia portuguesa da década de 50.
Emília Tavares
Emília Tavares