Sem título

, 1969

Jorge Pinheiro

Óleo sobre tela colada sobre aglomerado de madeira

150 × 73 cm
assinado e datado
Inv. 2548
Historial
Adquirida pelo Estado em 2001.

Exposições
Óbidos, 1970, s.n.º, p.b.; Lisboa, 2001, s.n.º, cor; Lisboa, 2002; Lisboa, 2002, 90, cor; Castelo Branco, 2003, 89, cor; Lisboa, 2004; Lisboa, 2007; Lisboa, 2008; Lisboa, 2008; Lisboa, 2012, Lisboa 2013..

Bibliografia
35, 1970, s.n.º, p.b.; GONÇALVES, 1976, 26, p.b.; PINHARANDA, 1996, 44, cor; LAPA, 2001, s.n.º, cor; PINHARANDA (et. al.), 2002, 90, cor; ÁVILA, 2003, 89, cor.
Juntando às teorias do abstracionismo histórico, questões da op art, da psicologia da Gestalt, da pintura shaped-canvas e até um carácter pop no cromatismo, Pinheiro desenvolve uma consistente investigacção em torno do quadrado e da sua articulacção no espaço. A bidimensionalidade do suporte é experimentada a partir do seu recorte como forma no espaço real na procura de ilusórios jogos tridimensionais em que a linha reta, em faixas paralelas, se desenvolve numa progressão ascensional de planos em dobras, articulados segundo rígidas normas geométricas que determinam a estrutura do suporte e introduzem questões percetivas e cinéticas, baseando-se nas relações gestálticas e concretas entre linha, plano e cor.

Maria Jesús Ávila
 

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