Noctívolo
, 1951
Marcelino Vespeira
Óleo sobre cartão
75 × 60 cm
75 × 60 cm
assinado e datado
Inv. 1580
Historial
Adquirido pelo Estado em 1954.
Exposições
Lisboa, 1952, 42; Lisboa, 1952, 20; São Paulo, 1955, 53; Lisboa, 1955, 30; Coimbra, 1958, 35;Guimarães, 1958, 35; 1958, 35; Lisboa, 2000, 39, cor; Badajoz, 2001, 167, cor; Lisboa, 2001, 167, cor; Vila Nova de Famalicão, 2001; Lisboa, 2002; Castelo Branco, 2002, 79, cor; Madrid, 2002, 167, cor; Lisboa, 2009; Lisboa, 2010.
Bibliografia
Azevedo, Lemos, Vespeira: 3 Exposições, 1952, 42; 20 Pintores Portugueses (…), 1952, 20; II Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1955, 53; Exposição Itinerante de Algumas Obras (…), 1958, 35; FRANÇA, 1973, 23, p.b.; FRANÇA, 1992, 20, p.b.; SILVA (et al.), 1994, 207, cor; SANTOS, 2000, 39, cor; ÁVILA, 2001, 167, cor; SANTOS, Figuração e Abstracção (…), 2002, 79, cor.
Adquirido pelo Estado em 1954.
Exposições
Lisboa, 1952, 42; Lisboa, 1952, 20; São Paulo, 1955, 53; Lisboa, 1955, 30; Coimbra, 1958, 35;Guimarães, 1958, 35; 1958, 35; Lisboa, 2000, 39, cor; Badajoz, 2001, 167, cor; Lisboa, 2001, 167, cor; Vila Nova de Famalicão, 2001; Lisboa, 2002; Castelo Branco, 2002, 79, cor; Madrid, 2002, 167, cor; Lisboa, 2009; Lisboa, 2010.
Bibliografia
Azevedo, Lemos, Vespeira: 3 Exposições, 1952, 42; 20 Pintores Portugueses (…), 1952, 20; II Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1955, 53; Exposição Itinerante de Algumas Obras (…), 1958, 35; FRANÇA, 1973, 23, p.b.; FRANÇA, 1992, 20, p.b.; SILVA (et al.), 1994, 207, cor; SANTOS, 2000, 39, cor; ÁVILA, 2001, 167, cor; SANTOS, Figuração e Abstracção (…), 2002, 79, cor.
Há uma sugestão de floresta imaginária que pelo desejo pictórico e engendramento de formas orgânicas solicita uma contínua criação de espaços. Na indefinição entre o vegetal e o carnal generaliza-se um declarado erotismo de formas. A sua triangulação contínua, por vezes distorcidas, estranguladas e riscadas, torna-as expressivas. A temperatura da cor que vem ainda amplificar esta sugestão e a luminosidade nocturna contribui para o efeito densificado da superfície da tela que se assume como uma matéria viva que associa a sensualidade do fazer e experimentar os materiais com o mais puro erotismo.
Pedro Lapa
Pedro Lapa