Vendedeiras
, 1948
Querubim Lapa
Óleo sobre tela
89,5 × 70 cm
89,5 × 70 cm
assinado e datado
Inv. 3123
Historial
Doação do autor em 2008.
Exposições
Lisboa, 2009.
Doação do autor em 2008.
Exposições
Lisboa, 2009.
Pintura que se integra numa série de obras realizadas pelo autor de ligação à poética neo-realista. Trata-se de um período de trabalho intenso, orientado por um interesse na revelação da realidade ligada a aspectos do real quotidiano. A figura feminina, cerne da atenção do artista, surge em contextos de associação, integrada em grupos socialmente desfavorecidos. A dimensão narrativa das obras e os títulos de designação simplista e objectiva apelam a uma certa dramaticidade, acentuada por uma paleta de tons terra. Em Vendedeiras, o artista retrata três mulheres no seu trabalho diário. Em primeiro plano, a vendedeira de lenço na cabeça e cesta à cintura caminha com o filho nu pela mão, atrás dela uma outra vendedeira, de costas, equilibra um volume à cabeça, ao fundo, uma terceira, sentada entre dois arbustos. A sugestão de movimento das figuras, delineadas por um contorno esfumado, é acompanhada pela dinâmica de um pincel ritmado, tanto em profusas sobreposições cromáticas, como na dispersão de um traço marcante em todo o fundo. Os rostos fechados de olhar triste, os corpos pesados com membros de proporção exagerada, a pele escura e as vestes simples, convocam a vida árdua das mulheres do povo e o empenho ideológico em retratar a problemática social da época a que não é alheia a referência do cinema neo-realista italiano.
Adelaide Ginga
Adelaide Ginga