Vendedeiras

, 1948

Querubim Lapa

Óleo sobre tela

89,5 × 70 cm
assinado e datado
Inv. 3123
Historial
Doação do autor em 2008.

Exposições
Lisboa, 2009.
Pintura que se integra numa série de obras realizadas pelo autor de ligação à poética neo-realista. Trata-se de um período de trabalho intenso, orientado por um interesse na revelação da realidade ligada a aspectos do real quotidiano. A figura feminina, cerne da atenção do artista, surge em contextos de associação, integrada em grupos socialmente desfavorecidos. A dimensão narrativa das obras e os títulos de designação simplista e objectiva apelam a uma certa dramaticidade, acentuada por uma paleta de tons terra. Em Vendedeiras, o artista retrata três mulheres no seu trabalho diário. Em primeiro plano, a vendedeira de lenço na cabeça e cesta à cintura caminha com o filho nu pela mão, atrás dela uma outra vendedeira, de costas, equilibra um volume à cabeça, ao fundo, uma terceira, sentada entre dois arbustos. A sugestão de movimento das figuras, delineadas por um contorno esfumado, é acompanhada pela dinâmica de um pincel ritmado, tanto em profusas sobreposições cromáticas, como na dispersão de um traço marcante em todo o fundo. Os rostos fechados de olhar triste, os corpos pesados com membros de proporção exagerada, a pele escura e as vestes simples, convocam a vida árdua das mulheres do povo e o empenho ideológico em retratar a problemática social da época a que não é alheia a referência do cinema neo-realista italiano.

Adelaide Ginga
 

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