Torre das Cabaças
, 1885
João Vaz
Óleo sobre tela em madeira
30 × 20,5 cm
30 × 20,5 cm
assinado
Inv. 1145
Historial
Pertenceu a Columbano Bordalo Pinheiro. Legado de Emília Bordalo Pinheiro, viúva de Columbano, em 1945.
Exposições
Lisboa, 1885, 141; Lisboa 1888; Setúbal, 1949, 7; Lisboa, 1949, 2; Almada, 1961, 7; Caldas da Rainha, 1981; Queluz, 1989, 61; Lisboa, 2005.
Bibliografia
RAMALHO, 1888, 195; LACERDA, 1946, 386 – 387, p.b.; SANTOS, 1953, 542; PAMPLONA, 1954, vol. IV; MACEDO, 1954, 17, p.b.; LAPA, 1994, 48, cor; MACEDO, s.d., 409, p.b.
Pertenceu a Columbano Bordalo Pinheiro. Legado de Emília Bordalo Pinheiro, viúva de Columbano, em 1945.
Exposições
Lisboa, 1885, 141; Lisboa 1888; Setúbal, 1949, 7; Lisboa, 1949, 2; Almada, 1961, 7; Caldas da Rainha, 1981; Queluz, 1989, 61; Lisboa, 2005.
Bibliografia
RAMALHO, 1888, 195; LACERDA, 1946, 386 – 387, p.b.; SANTOS, 1953, 542; PAMPLONA, 1954, vol. IV; MACEDO, 1954, 17, p.b.; LAPA, 1994, 48, cor; MACEDO, s.d., 409, p.b.
Obra invulgar no conjunto das que pintou, revela uma preocupação com valores plásticos relativamente alheios. Os planos que constituem as paredes e telhados do casario em torno do campanário são sintéticos e prescindem de um sentido descritivo em favor de uma construção analítica. O seu desenvolvimento exibe uma ocupação extensiva do espaço, sugerido como somatório de parcialidades. As gradações do branco crescem de intensidade à medida que se aproximam do céu de cor azul-chumbo. No primeiro plano, espaço vazio oferecido à luminosidade, dois elementos vêm enfatizar a ideia de luz: um chapéu de sol e uma sombra sobre o branco de um muro.
Pedro Lapa
Pedro Lapa