COLETIVO BERRU VENCE PRÉMIO SONAE MEDIA ART 2019

2019-12-04

O coletivo berru foi escolhido entre os cinco finalistas por um júri de premiação, que analisou as obras inéditas que estão patentes numa exposição conjunta no Museu Nacional de Arte Contemporânea, podendo ser vistas até ao dia 2 de fevereiro.

Na apreciação das cinco obras finalistas da presente edição do Prémio Sonae Media Art e “ponderados todos os fatores subjacentes aos objetivos do Prémio e às obras apresentadas, o júri de premiação selecionou por unanimidade a obra System Synthesis (2019) do Coletivo Berru (Bernardo Bordalo, Mariana Vilanova, Rui Nó e Sérgio Coutinho) como vencedor da terceira edição do Prémio Sonae Media Art.

A obra propõe uma reflexão sobre uma possível síntese da utilização tecnológica na preservação do ecossistema natural enquadrando-se numa clara formulação que se insere numa das principais correntes de interligação entre arte e tecnologia presentes na investigação artística contemporânea. A instalação está bem realizada do ponto de vista da apresentação cenográfica apresentando os conceitos enunciados de forma clara e atrativa para o público. Tira-se partido de simples meios tecnológicos para invocar aspetos críticos do nosso mundo. De salientar, as questões pertinentes que a obra coloca em termos de desafios de conservação num contexto museológico”.

COLETIVO BERRU (BERNARDO BORDALO, MARIANA VILANOVA, RUI NÓ E SÉRGIO COUTINHO) – SYSTEMS SYNTHESIS, 2019

berru é um coletivo de artistas do Porto formados nas áreas de Artes Plásticas, Multimédia, Cinema e Engenharia, dedicado à criação artística.

A sua obra reflete sobre a relação íntima do ser humano com a máquina, uma relação que se debruça cada vez mais sobre questões filosóficas, antropológicas, políticas, sociais e éticas.

Recentemente interessa-se por sistemas complexos e biológicos onde se inspira na relação do ser humano com o mundo para pensar, debater e criar.

O seu background habilita-o a desenvolver trabalhos envolvendo vários ramos da criação artística. Aliar tecnologia, arte, ciência e filosofia, permite ao coletivo ter uma perspetiva abrangente e explorar discursos com diferentes ferramentas e materiais.