Raul Xavier
Macau , 1894 – Lisboa , 1964
Nascido em Macau, filho e neto de chinesas casadas com portugueses, vem para Portugal ainda em criança. Revela particular sensibilidade artística durante a instrução primária, pelo que o seu professor, Palyart Pinto Correia, o aconselha a prosseguir estudos na Escola de Belas-Artes de Lisboa. Pensionista do Estado, começa por frequentar o Curso Geral de Desenho, matriculando-se posteriormente no curso de Escultura, onde tem aulas com Costa Mota (tio). É deste escultor que recolhe os maiores ensinamentos, através das aulas e da frequência do seu atelier. Desenvolve então a escultura em talhe directo, técnica na qual viria a ser um notável executante. Durante o curso, interrompe os estudos académicos para realizar um estágio em Itália, suportado pelo Estado português, onde estuda escultura religiosa. A sua obra é essencialmente de feição clássica e caracteriza-se pelo tratamento formal depurado. Dedicou-se especialmente ao retrato, em busto (Rafael Bordalo Pinheiro, 1921; Coronel António Mesquita, 1942) ou em corpo inteiro (Pio XII, 1957), tendo ainda executado baixos-relevos (Monumento à Batalha de Aljubarrota, 1959), estatuária pública (S. Vicente, concebido para a Exposição do Mundo Português em 1940; alegorias Arte e Ciência, 1945) e esculturas de temática sacra (Santo António, 1938).
Joana Baião
Joana Baião