Casa-Museu Anastácio Gonçalves
entrada: Condições GeraisFórmulas Naturalistas da Arte Moderna
Inauguração da exposição, dia 15 de novembro às 19h00 na Casa-Museu Anastácio Gonçalves.
Avenida 5 de Outubro 6, 1050 Lisboa
Conversas na paisagem 2017
Estas conversas nascem por ocasião da exposição temporária “Fórmulas Naturalistas da Arte Moderna” (patente na Casa-Museu até ao dia 30 de Abril de 2017), numa parceria entre o Museu Nacional de Arte Contemporânea/Museu do Chiado (MNAC/MC) e a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves (CMAG).
Associou-se a este projecto a Prof.ª Dra. Adriana Veríssimo Serrão, Coordenadora do Grupo de Filosofia da Paisagem no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
A possibilidade de criar ligações entre diferentes áreas do conhecimento, partindo do conceito de Paisagem, estabelece abordagens diversas que testemunham a vitalidade da palavra “Paisagem”. Por um lado, a História de Arte a Museologia e o Colecionismo; por outro, a Filosofia da Paisagem e também, crucialmente, a prática da Pintura, levaram-nos a considerar a novidade e potencial deste projecto.
“Conversas”, também, porque pretendemos que cada uma das 4 sessões seja um espaço construtivo de diálogo entre oradores e aberto à participação do público.
conversas na paisagem 2017
18:00 visitas orientadas à exposição temporária “Fórmulas Naturalistas da Pintura Moderna”
18:40-19:20 conversas
3 FEV fotografia e pintura
Dirk Michael Hennrich
A pintura paisagista do século XIX enfrenta em prol da acelerada industrialização uma profunda transformação do natural como também da própria percepção humana. Ao mesmo tempo surge uma nova técnica do olhar, a fotografia, que mudará a imagem e a imaginação do mundo natural e cultural por inteiro. Como a Fotografia transformou a nossa percepção do natural e o que isto significa para o futuro das paisagens?
Dirk Michael Hennrich é actualmente Bolseiro de Pós-Doutoramento da FCT, foi Investigador em Cultura Portuguesa da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e concluiu o seu doutoramento na Universidade de Lisboa em 2014. Possui mestrado em Filosofia da Universität Basel/Suiça (2003) onde tem concluído o estudo da Filosofia, da Literatura Alemã e da História Moderna. É membro integrado do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL) e actua principalmente no âmbito da Filosofia do século 19 e 20, do Pré-Romantismo, do Idealismo Alemão, na área da Filosofia da Paisagem, da Filosofia em Portugal e no Brasil e da Filosofia das Mídias. (Texto informado pelo autor)
Emília Tavares
Panorama e Distância - contributos mecânicos para a pintura de paisagem.
A invenção da fotografia em 1839 é contemporânea de algumas das mais importantes reformulações da pintura europeia. Apresentaremos algumas das mais marcantes mudanças da cultura visual novecentista numa leitura crítica com a pintura naturalista portuguesa, através de algumas das suas mais marcantes obras em exposição.
Mestre em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Curadora da área de Fotografia e Novos Media no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Lisboa, desde 2001. Responsável pela gestão das coleções de Fotografia e Novos Media do MNAC-MC.
Tem realizado investigação sobre as relações entre fotografia e política, com edição da tese de mestrado nesta área, João Martins – Imagens de um tempo descritivo desolador, Mimesis, Porto, 2001.
Desenvolve investigação sobre a história da fotografia portuguesa.
Comissariou diversas exposições, sendo a mais recente: Tesouros da Fotografia Portuguesa do século XIX. MNAC-MC, 2015 e Galeria Municipal Almeida Garrett, Porto.