Orto di Incendio. 27 artistas a partir de Al Berto

MNAC - Rua Capelo

entrada: Condições Gerais

Orto di incendio

27 artistas a partir de Al Berto

2019-11-22
2020-02-02
Curadoria: Ana Natividade, André Almeida e Sousa e Paulo Brighenti

De 22 de Novembro de 2019 a 02 de Fevereiro de 2020, o Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC) e a Oficina de Gravura da MArt apresentam Orto di Incendio, com curadoria de Ana Natividade, André Almeida e Sousa e Paulo Brighenti, uma exposição de gravura artística que reúne 27 artistas e várias dezenas de obras em torno do livro Horto de Incêndio do poeta Al Berto, recentemente traduzido para italiano pelo investigador, tradutor e docente de Literatura portuguesa na Università degli Studi di Roma Tor Vergata, Federico Bertolazzi, um dos mentores e coordenadores do projecto, com Ana Natividade.

Artistas Convidados e propostas

Os artistas foram convidados a trabalhar livremente a partir da obra de Al Berto, na Oficina de Gravura da MArt, de modo a criar um corpo de trabalho que consistiria em séries de dez obras, múltiplas ou não. A fidelidade a uma matriz, a forma como esta é entendida e a consequente semelhança, dissemelhança e variação das provas entre si foram, em cada caso, escolhas pessoais, assumidas como pressuposto criativo ou como resultado do próprio processo de trabalho.

Alguns destes artistas têm uma prática que não inclui a gravura ou a impressão, enquanto outros as incluem no seu trabalho e as utilizam de forma regular. Este projecto quis acolher e dar abertura a esta diversidade, proporcionando o encontro entre os diferentes percursos autorais e a obra de Al Berto e usando a gravura como ferramenta e forma de pensamento, pelo que a exposição apresenta uma grande diversidade visual e técnica.

Foram convidados Alexandre Conefrey; Ana João Romana; Ana Natividade; André Almeida e Sousa; Carlos Corais; Carlos Nogueira; Constança Arouca; Francisca Carvalho; Frederico Pratas; Gonçalo Beja da Costa; Inês Soares; João Cochofel; João Decq; João Jacinto; João Queiroz; Luís Almeida; Luís Manuel Gaspar; Luís Silveirinha; Maria Joana Santos; Mariana Dias Coutinho; Marta Amaral; Musa paradisiaca; Paulo Brighenti; Pedro Sousa Vieira; Run Jiang; Susana Amaral; Tomás Cunha Ferreira.

Patente em Roma, no Museu do Instituto Centrale per la Grafica, entre 14 de Fevereiro e 14 de Abril de 2019, o núcleo de obras inicial ver-se-á agora ampliado no MNAC, incluindo outras obras que alargam a perspectiva do trabalho desenvolvido na oficina de gravura a partir da obra de Al Berto.

Das 26 séries de trabalhos resultaram 10 colecções, agora editadas pela Oficina de Gravura da MArt.

Publicação

Um catálogo trilingue (português, italiano, inglês), com edição pela Sistema Solar, instruirá a exposição, juntando no mesmo volume os seus dois momentos (em Roma e Lisboa).

Instituições Parceiras

MArt – Espaço de projeto, aprendizagem e experimentação artística

MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea

ICG – Istituto Centrale per la Grafica

Cattedra Agustina Bessa-Luís – Dipartimento di studi letterari, filosofici e di storia

dell’arte – Università degli Studi di Roma Tor Vergata

Patrocínio

Instituto Camões

Fundação Calouste Gulbenkian

Apoio Institucional

Embaixada de Portugal em Itália

Aispeb – Associazione Italiana Studi Portoghesi e Brasiliani

Passigli Editori

Assírio & Alvim

Antena 2

Apoio à Produção

Superfície Pictórica

Ponto das Artes

Universitalia

 










Atividades

    2019-12-14 15h00
    Visita guiada à exposição
    2020-02-01 15h00
    Visita guiada à exposição
Ver todas as atividades 2