Voltar às Edições

A Imagem Paradoxal. Francisco Afonso Chaves (1857-1926)

Victor dos Reis e Emília Tavares

A Imagem Paradoxal. Francisco Afonso Chaves (1857-1926)

Catálogo da exposição retrospetiva da obra fotográfica em estereoscopia do eminente naturalista açoriano Francisco Afonso Chaves, resultado da aprofundada investigação levada a cabo por Victor dos Reis com a colaboração de muitos outros investigadores nacionais e internacionais.

Afonso Chaves teve um papel fulcral no desenvolvimento científico em Portugal, sendo vastos os seus interesses, desde a biologia, a geologia, a geofísica, a vulcanologia, a sismologia à meteorologia. O carácter cosmopolita e moderno da sua vida contribuem para ampliar o interesse da sua obra, desconhecida do público e ausente da história da fotografia portuguesa, apresentando também um açoriano no centro do mundo.

As suas imagens estereoscópicas constituem um vasto álbum inédito sobre aspetos científicos, mas também revelam o fotógrafo inquieto e cativado pelos acontecimentos, pela natureza, pelo puro deleite das formas do mundo, pelos instantâneos sociais, pela fotografia de viagens ou pela natureza mágica da imagem mecânica. Apresentam, assim, um raro e criativo diálogo entre arte e ciência, e um fascínio pelo paradoxo e dualidade da imagem fotográfica entre a verdade e a sua representação, entre a representação e a sua perceção visual, entre o registo mecânico e a sua interpretação sensível.

Esta exposição e este catálogo são mais um contributo do MNAC – Museu do Chiado, em parceria com o Museu Carlos Machado e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, para o estudo e divulgação da fotografia portuguesa do século XIX, revelando mais um dos seus carismáticos criadores.

Características Técnicas 

240 páginas

Formato fechado: 20 x 24 cm

MIOLO:

Impressão a 4/4

Papel: Ultimatt 150 gr 

CAPA:

Capa dura Forradas a Imitlin E / R65 Fiandra; Grigrio Chiaro 125 gr

Impressão a preto

Contém dispositivo de visualização de óculos 3D.






 
Data de Publicação
2017  
Preço
18 €  
Idiomas Dísponiveis
pt  
Tiragem
1500 exemplares  
ISBN
978-972-776-502-7  
Depósito Legal
428548/17