Volume II do Catálogo da Colecção do MNAC - Museu do Chiado
Este segundo volume do catálogo da colecção do MNAC-Museu do Chiado
corresponde ao período que vai de 1910 a 1960. Balizado, no seu início,
pelas primeiras afirmações modernistas no tempo da revolução
republicana, encontra finalmente, neste limite cronológico, a afirmação e
complexificação do modernismo nas suas diversidades programáticas do
pós-guerra, que sob “a longa noite do fascismo”não assistiram a qualquer
transformação social. Este foi o seu negro desespero e simultaneamente a
suspensão do próprio modernismo num estado projectivo, não circunscrito
à modernidade e a que os outros países ocidentais acediam, enquanto
actualização de uma nova ordem social emergente do pós-guerra,
estruturada em novas formas de controlo sobre a natureza, a vida e a
informação, que erradicaram todas as particularidades por uma compulsiva
regularização. Importa por isso salvaguardar desse momento do
modernismo as suas possibilidades maiores, que se não esgotam nas
actualizações e neste caso não tiveram sequer actualidade. Que estas se
tenham concentrado no contexto do pós-guerra, depois dos episódios
Amadeo de Souza-Cardoso e Vieira de Silva, e da persistência de Almada
Negreiros, que atravessa solitário este período, apenas demonstra a
dificuldade com que o modernismo português pôde emergir sob uma ditadura
anti-moderna. Assim, entre um tempo estancado num passado definitivo e
um tempo por vir se situou esta fase do modernismo português.
A
metodologia adoptada para este volume foi semelhante à do anterior. Uma
primeira parte reúne um conjunto de ensaios que procuram reflectir sobre
os aspectos mais significativos do referido processo histórico à luz de
novos entendimentos que o presente gera. Todos estes ensaios partiram
dos documentos da história da arte deste período, não se circunscrevendo
ao corpus da colecção do museu. Na diferença entre os dados analisados e
aqueles com que a colecção contribui para essa reflexão se esboça uma
interrogação sobre a representatividade da colecção do museu nacional.
Esta questão subjaz aos próprios ensaios na medida em que todos eles
interrogam também as possibilidades da recepção das obras e
consequentemente da formação de uma colecção.
Tipo de publicação: Catálogo da Colecção do Museu
Data de lançamento: 26 de Maio de 2011
CARACTERÍSTICAS
Formato: 190 x 268 mm
N.º total de páginas: 584
N.º de fotografias: 212 imagens
Miolo: Inaset offset, Artic volume white
Capa: Capa forrada a tecido e papel impresso a quadricromia
Língua ou línguas de edição: Português
Isbn: 978-989-660-080-8
INTERVENIENTES
Coordenação científica: Pedro Lapa e Emília Tavares
Textos
e investigação: Maria de Jesús Ávila., Joana Baião, Helena Barranha,
Adelaide Ginga, Pedro Lapa, Rita Paiva, David Santos, Rui Afonso Santos,
Carlos Silveira, Maria de Aires Silveira, Emília Tavares
Documentação: Joana Baião, Adelaide Ginga, Rita Paiva, Maria de Aires Silveira, Emília Tavares
Fotografia
IMC – Divisão de Documentação Fotográfica
Coordenação
Alexandra Encarnação
Fotógrafos
Luísa
Oliveira, assistida por José Moreira; José Pessoa; Arnaldo Soares;
Vítor Branco; Paulo Cintra/Laura Castro Caldas; Carlos Monteiro
Inventariação
Tânia Olim e José Moreira
Digitalização e Tratamento de imagem
Cláudia Sequeira
Revisão: Manuela Vieira
Design gráfico: Barbara Says…com Patrícia Maya
Pré-impressão: Leya
Impressão e acabamento: Norprint Artes Gráficas S.A.
- Publication Date
- 2011
- Preço
- 55 €
- Tiragem
- 1500 exemplares
- ISBN
- 978-972-776-43-0
- Depósito Legal
- 326151/11