Sycorax
Sycorax

Galeria [PeP]

entrada: Condições Gerais

Alice Geirinhas

Sycorax

2026-05-29
2026-09-20
Curadoria: Lúcia Saldanha e Rui Afonso Santos

Sycorax
é uma instalação de desenhos que convoca a figura ausente e silenciada de Sycorax, a bruxa e mãe de Caliban, personagens de A Tempestade, de William Shakespeare. Fora de cena, descrita apenas pela voz dos outros, Sycorax surge aqui como corpo, gesto e território, uma presença evocada através do desenho, que lhe devolve agência e memória.

Os desenhos que compõem Sycorax inspiram-se nas gravuras e xilogravuras medievais que retrataram a caça às bruxas na Europa. Apropriando-se da estética crua dessas imagens, marcadas por forte contraste, dramatização dos corpos e simbolismo moralizante. A obra revisita desse modo um imaginário visual historicamente utilizado para legitimar a perseguição e o controlo sobre o corpo feminino.

Alice Geirinhas (Évora, 1964) é uma artista visual, ilustradora e docente portuguesa baseada em Lisboa, conhecida pelo seu trabalho no desenho, banda desenhada e instalação, frequentemente focado em temas de género, sexualidade e teoria feminista. Licenciada em Escultura e doutorada em Arte Contemporânea, leciona na Universidade de Coimbra e expõe regularmente desde os anos 80.

Licenciada em Escultura (FBAUL), Mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas (FBAUP) e Doutorada em Arte Contemporânea (Colégio das Artes, Universidade de Coimbra).

O seu trabalho está representado em diversas coleções públicas e privadas, incluindo a Fundação PLMJ e a Coleção António Cachola.

Em Exibição

Loops. Expanded 2026

2026-07-14
2026-10-03
Curadoria: Irit Batsry
O MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado e a DuplaCena apresentam, pelo 11.º ano consecutivo, uma exposição dedicada ao loop enquanto forma seminal da imagem em movimento.
Exposição temporária

Dos Gestos e das Formas

Um diálogo entre coleções

2026-06-18
2026-09-20
Curadoria: MNAA e MNAC
Obras das coleções do Museu Nacional de Arte Antiga, do Museu Nacional de Arte Contemporânea, e da Fundação Millennium bcp, estabelecem um diálogo entre diferentes períodos, materiais e formas de criação artística.
Exposição temporária

Ultratremor

Coletiva

2026-05-29
2026-09-27
Curadoria: Germano Dushá
Entre o visível e o invisível, a exposição reúne artistas que exploram estados de transformação, aparição e ressonância, aproximando matéria, imaginação e experiência espiritual.
Exposição temporária

Maria José Oliveira

Eu que já fui eu

2026-05-15
2026-10-04
Curadoria: Paula Parente Pinto
A obra de Maria José Oliveira transforma materiais quotidianos e objetos descartados em territórios de memória, ritual e metamorfose, onde o tempo se afirma como matéria viva da criação.
Exposição temporária

Impressões Digitais. Coleção MNAC

2024-12-12
2026-12-30
Curadoria: Ana Guimarães, Emília Ferreira, Maria de Aires Silveira e Tiago Beirão Veiga
Constituída por obras fundadoras da historiografia da arte portuguesa contemporânea, de 1850 à atualidade, a coleção do MNAC guarda vários tesouros nacionais.
Exposição Permanente