Joaquim Rodrigo, Lisboa-Oropeza, 1969
Joaquim Rodrigo, Lisboa-Oropeza, 1969

MNAC

entrada: Condições Gerais

Joaquim Rodrigo

1999-11-18
2000-03-26
Curadoria: Pedro Lapa
O trabalho de Joaquim Rodrigo  desenvolveu-se ao longo da segunda metade do século XX em Portugal, tendo sido pioneiro de alguns dos seus movimentos artísticos mais significativos. Do Abstraccionismo Geométrico à Nova Figuração; do encaminhamento de um entendimento modernista, sintonizado com o seu universalismo, para um aprofundamento crítico de tais pressupostos, abrindo assim caminho a uma concepção pós-moderna, todos  estes aspectos o itinerário de Joaquim Rodrigo abordou como nenhum outro artista durante o século XX. Percurso absolutamente singular e solitário da arte portuguesa soube levar as questões das vanguardas aos seus limites para daí traçar um vasto empre­endimento crítico, através de uma arte política, de uma proximidade com outras culturas relegadas para o estatuto de primitivas ou da própria relação da arte com a ciência.


Em Exibição

Loops. Expanded 2026

2026-07-14
2026-10-03
Curadoria: Irit Batsry
O MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado e a DuplaCena apresentam, pelo 11.º ano consecutivo, uma exposição dedicada ao loop enquanto forma seminal da imagem em movimento.
Exposição temporária

Dos Gestos e das Formas

Um diálogo entre coleções

2026-06-18
2026-09-20
Curadoria: MNAA e MNAC
Obras das coleções do Museu Nacional de Arte Antiga, do Museu Nacional de Arte Contemporânea, e da Fundação Millennium bcp, estabelecem um diálogo entre diferentes períodos, materiais e formas de criação artística.
Exposição temporária

Alice Geirinhas

Sycorax

2026-05-29
2026-09-20
Curadoria: Lúcia Saldanha e Rui Afonso Santos
Sycorax é uma instalação de desenhos que convoca a figura ausente e silenciada de Sycorax, a bruxa e mãe de Caliban, personagens de "A Tempestade", de William Shakespeare.
Exposição temporária

Ultratremor

Coletiva

2026-05-29
2026-09-27
Curadoria: Germano Dushá
Entre o visível e o invisível, a exposição reúne artistas que exploram estados de transformação, aparição e ressonância, aproximando matéria, imaginação e experiência espiritual.
Exposição temporária

Maria José Oliveira

Eu que já fui eu

2026-05-15
2026-10-04
Curadoria: Paula Parente Pinto
A obra de Maria José Oliveira transforma materiais quotidianos e objetos descartados em territórios de memória, ritual e metamorfose, onde o tempo se afirma como matéria viva da criação.
Exposição temporária

Impressões Digitais. Coleção MNAC

2024-12-12
2026-12-30
Curadoria: Ana Guimarães, Emília Ferreira, Maria de Aires Silveira e Tiago Beirão Veiga
Constituída por obras fundadoras da historiografia da arte portuguesa contemporânea, de 1850 à atualidade, a coleção do MNAC guarda vários tesouros nacionais.
Exposição Permanente