Galeria Capelo Norte (Fora de Portas)

entrada: Condições Gerais

Noé Sendas. On thin ice

Curadoria de João Silvério

2025-07-10
2025-09-25

Localização

Galeria Capelo Norte
Curadoria: João Silvério

A exposição de Noé Sendas, intitulada “... ON THIN ICE”, propõe-se como um exercício de interrogação ao visitante no contexto das instalações e, obras inéditas, que dialogam com obras do acervo do Museu. A exposição é construída em módulos que se sucedem na geografia das salas da Ala Capelo Norte do Museu Nacional de Arte Contemporânea, sendo que, cada uma destas se constitui como um núcleo narrativo, um preâmbulo do capítulo seguinte e assim sucessivamente. As obras criadas pelo artista, expressamente para a exposição, desenvolvem-se em diferentes técnicas e referências, como é próprio do seu trabalho, entre a fotografia, o desenho a colagem, a luz projectada, a escultura e, essencialmente o gesto que reconfigura a percepção do espectador na relação ficcional com a literatura, o cinema e, a história da arte presente nas obras das colecções do museu.

Em Exibição

Loops. Expanded 2026

2026-07-14
2026-10-03
Curadoria: Irit Batsry
O MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado e a DuplaCena apresentam, pelo 11.º ano consecutivo, uma exposição dedicada ao loop enquanto forma seminal da imagem em movimento.
Exposição temporária

Dos Gestos e das Formas

Um diálogo entre coleções

2026-06-18
2026-09-20
Curadoria: MNAA e MNAC
Obras das coleções do Museu Nacional de Arte Antiga, do Museu Nacional de Arte Contemporânea, e da Fundação Millennium bcp, estabelecem um diálogo entre diferentes períodos, materiais e formas de criação artística.
Exposição temporária

Alice Geirinhas

Sycorax

2026-05-29
2026-09-20
Curadoria: Lúcia Saldanha e Rui Afonso Santos
Sycorax é uma instalação de desenhos que convoca a figura ausente e silenciada de Sycorax, a bruxa e mãe de Caliban, personagens de "A Tempestade", de William Shakespeare.
Exposição temporária

Ultratremor

Coletiva

2026-05-29
2026-09-27
Curadoria: Germano Dushá
Entre o visível e o invisível, a exposição reúne artistas que exploram estados de transformação, aparição e ressonância, aproximando matéria, imaginação e experiência espiritual.
Exposição temporária

Maria José Oliveira

Eu que já fui eu

2026-05-15
2026-10-04
Curadoria: Paula Parente Pinto
A obra de Maria José Oliveira transforma materiais quotidianos e objetos descartados em territórios de memória, ritual e metamorfose, onde o tempo se afirma como matéria viva da criação.
Exposição temporária

Impressões Digitais. Coleção MNAC

2024-12-12
2026-12-30
Curadoria: Ana Guimarães, Emília Ferreira, Maria de Aires Silveira e Tiago Beirão Veiga
Constituída por obras fundadoras da historiografia da arte portuguesa contemporânea, de 1850 à atualidade, a coleção do MNAC guarda vários tesouros nacionais.
Exposição Permanente