As cidades significam, sobretudo, pessoas. Lisboa Düsseldorf Faces expõe a ideia de que a essência da vida não é o indivíduo per si, mas sim o indivíduo como um “lugar dos outros”.
Em 2025, a Iniciativa Lisboa Düsseldorf, centrada na cultura e na relação entre duas cidades – através do conhecimento, do trabalho entre cidadãos, empresas e instituições –, apresenta na Galeria [PeP] do MNAC e, posteriormente, no Stadtmuseum de Düsseldorf, esta exposição de fotografia.
A preto e branco, e através do poder simbólico do retrato, dois fotógrafos, de diferentes percursos, Ralf Schilberg, retratista alemão, e Rui Soares Esteves, fotógrafo de moda português, captaram estética e livremente a substância das suas próprias cidades, respetivamente, Düsseldorf e Lisboa.
Num diálogo de natureza plural criam duas manchas expositivas complementares – Lisboa Faces e Düsseldorf Faces: identidades e alteridades; profissões e comunidades.
No papel de observadores que produzem imagens, fazem, separadamente, uma abordagem e um reconhecimento às duas cidades, suscitando a curiosidade, as interrogações e o pensamento sobre os retratados e também sobre os dois Lugares. Lugares que, citando Cláudio Magris, “significam sobretudo pessoas, mais ou menos familiares ou quase desconhecidas, mas ainda assim testemunhas, embora parciais, da nossa existência”.
ORGANIZAÇÃO - Museu Nacional de Arte Contemporânea | Iniciativa Lisboa Düsseldorf
CONCEITO - Carlos Quintas
CURADORIA - Lúcia Saldanha
FOTÓGRAFOS - Ralf Schilberg | Rui Soares Esteves

Atrium
entrada: Condições GeraisLISBOA DÜSSELDORF FACES
2025-07-12
2025-10-05
Em Exibição
Loops. Expanded 2026
2026-07-14
2026-10-03
Curadoria: Irit Batsry
O MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado e a DuplaCena apresentam, pelo 11.º ano consecutivo, uma exposição dedicada ao loop enquanto forma seminal da imagem em movimento.
Dos Gestos e das Formas
Um diálogo entre coleções
2026-06-18
2026-09-20
Curadoria: MNAA e MNAC
Obras das coleções do Museu Nacional de Arte Antiga, do Museu Nacional de Arte Contemporânea, e da Fundação Millennium bcp, estabelecem um diálogo entre diferentes períodos, materiais e formas de criação artística.
Alice Geirinhas
Sycorax
2026-05-29
2026-09-20
Curadoria: Lúcia Saldanha e Rui Afonso Santos
Sycorax é uma instalação de desenhos que convoca a figura ausente e silenciada de Sycorax, a bruxa e mãe de Caliban, personagens de "A Tempestade", de William Shakespeare.
Ultratremor
Coletiva
2026-05-29
2026-09-27
Curadoria: Germano Dushá
Entre o visível e o invisível, a exposição reúne artistas que exploram estados de transformação, aparição e ressonância, aproximando matéria, imaginação e experiência espiritual.
Maria José Oliveira
Eu que já fui eu
2026-05-15
2026-10-04
Curadoria: Paula Parente Pinto
A obra de Maria José Oliveira transforma materiais quotidianos e objetos descartados em territórios de memória, ritual e metamorfose, onde o tempo se afirma como matéria viva da criação.
Impressões Digitais. Coleção MNAC
2024-12-12
2026-12-30
Curadoria: Ana Guimarães, Emília Ferreira, Maria de Aires Silveira e Tiago Beirão Veiga
Constituída por obras fundadoras da historiografia da arte portuguesa contemporânea, de 1850 à atualidade, a coleção do MNAC guarda vários tesouros nacionais.




