Atrium

Entrada Livre

Elles

LItografias de Toulouse-Lautrec

2014-10-16
2014-11-13
Curadoria: Maria Aires Silveira
Estas litografias de Henri Toulouse-Lautrec (1864-1901) integram o núcleo Elles,1896, da coleção do MNAC-MC. Intensamente expressivas, de linhas simples e cores fortes, revelam o intimismo e mundanidade, protagonizados no feminino, dos espaços de entretenimento parisiense, especialmente em Montmartre. Também a sexualidade e os desejos, no imbricado universo dos jogos sociais, caracterizam a identidade artística de Toulouse-Lautrec. De origens aristocráticas, cronista polémico da modernidade, constrói uma inovadora linguagem gráfica e uma dinâmica espacial baseada na realidade caricaturada dos vícios e virtudes. A rápida divulgação dos cartazes e ilustrações ganha aceitação e visibilidade, criando-se assim um fenómeno original de comunicação de massas.
A qualificada excentricidade da sua produção desperta a atenção de muitos colecionadores de arte, como é o caso de Wilhelm Weinberg, judeu alemão, residente na Holanda, que escapa à ofensiva nazi e invasão da Holanda, em Maio de 1940. Neste ano, pedira ao MNAC que acolhesse e salvaguardasse algumas das suas obras, nomeadamente o Retrato de Jane Avril, por Toulouse-Lautrec - “Arte em fuga” (tema da palestra de Inês Fialho Brandão no MNAC-MC, 16-10-2014). Assim, a pretexto deste episódio, o museu exibe algumas litografias deste Álbum, onde se destacam os quotidianos das mulheres que trabalhavam nos bares e cafés-conncertos da moderna Paris, como a sua amiga Jane Avril, famosa corista do Moulin Rouge, símbolo da produção de Toulouse-Lautrec pelo registo serial dos seus comoventes e perturbadores retratos.

(Maria de Aires Silveira)






Em Exibição

Loops. Expanded 2026

2026-07-14
2026-10-03
Curadoria: Irit Batsry
O MNAC - Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado e a DuplaCena apresentam, pelo 11.º ano consecutivo, uma exposição dedicada ao loop enquanto forma seminal da imagem em movimento.
Exposição temporária

Dos Gestos e das Formas

Um diálogo entre coleções

2026-06-18
2026-09-20
Curadoria: MNAA e MNAC
Obras das coleções do Museu Nacional de Arte Antiga, do Museu Nacional de Arte Contemporânea, e da Fundação Millennium bcp, estabelecem um diálogo entre diferentes períodos, materiais e formas de criação artística.
Exposição temporária

Alice Geirinhas

Sycorax

2026-05-29
2026-09-20
Curadoria: Lúcia Saldanha e Rui Afonso Santos
Sycorax é uma instalação de desenhos que convoca a figura ausente e silenciada de Sycorax, a bruxa e mãe de Caliban, personagens de "A Tempestade", de William Shakespeare.
Exposição temporária

Ultratremor

Coletiva

2026-05-29
2026-09-27
Curadoria: Germano Dushá
Entre o visível e o invisível, a exposição reúne artistas que exploram estados de transformação, aparição e ressonância, aproximando matéria, imaginação e experiência espiritual.
Exposição temporária

Maria José Oliveira

Eu que já fui eu

2026-05-15
2026-10-04
Curadoria: Paula Parente Pinto
A obra de Maria José Oliveira transforma materiais quotidianos e objetos descartados em territórios de memória, ritual e metamorfose, onde o tempo se afirma como matéria viva da criação.
Exposição temporária

Impressões Digitais. Coleção MNAC

2024-12-12
2026-12-30
Curadoria: Ana Guimarães, Emília Ferreira, Maria de Aires Silveira e Tiago Beirão Veiga
Constituída por obras fundadoras da historiografia da arte portuguesa contemporânea, de 1850 à atualidade, a coleção do MNAC guarda vários tesouros nacionais.
Exposição Permanente