Sala SONAE

2019-10-13
Curadoria: Adelaide Ginga
O Arquivista

O projeto CT1LN de Henrique Vieira Ribeiro tem vindo a ser desenvolvido desde 2014 e consiste na interpretação artística de um espólio acumulado ao longo de quatro décadas por um radioamador, o personagem Paulo V.

O que distingue este projeto e o torna singular é, não apenas a temática que lhe dá mote, inédita ou pelo menos incomum no âmbito das artes visuais, mas também, a abordagem invulgar e surpreendente do ponto de vista estético e poético, de uma realidade pouco acessível que ganha corpo nos mais diversos media.

Em termos de conceção o projeto “CT1LN” divide-se em duas partes: a primeira, As Viagens de Paulo V., em exposição na Fundação Portuguesa das Comunicações até 29/06, é composta por fotografia, desenho e instalação; a segunda, O Arquivista, corresponde a um exercício de reconhecimento da coleção de cartões de identidade de radioamador que Paulo V. compilou ao longo da sua atividade, constitui-se como uma instalação interativa assente na dialética entre passado e presente, ausência e presença, material e virtual. Uma proposta artística que utiliza a internet e as linguagens digitais e computacionais.

A exposição compreende duas projeções vídeo, uma que apresenta um glossário de indexação; outra que exibe os cartões referentes a cada termo do glossário. Entre as duas projeções está um interface, isto é, o microfone original de Paulo V. que assume a sua condição de objeto-artefacto adaptado às novas tecnologias. A interatividade com o visitante tem lugar quando este convoca através da voz um dos termos do glossário, apresentando-se a seleção de cartões indexadas a esse termo. A estes três elementos, acresce o móvel arquivador original, exposto no atrium em jeito de introdução e como elemento de articulação entre a Parte I e II do projeto CT1LN. O arquivo e a sua documentação passam assim a ser “um lugar de todos os tempos que está ele próprio fora do tempo“(Michel Foucault).

O visitante é agora o novo viajante.

Curadora
Adelaide Ginga