Carlos Nogueira, Casa Aberta com Pátio, 2010
Carlos Nogueira, Casa Aberta com Pátio, 2010

MNAC

entrada: Condições Gerais

Abrir a porta

Ciclo de conferências paralelo à exposição Quando a arte fala de arquitectura

2010-10-21
2010-11-11

O ciclo de conferências “Abrir a Porta” é o resultado de uma colaboração entre a Trienal de Arquitectura de Lisboa, o MNAC - Museu do Chiado e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Assinalando a abertura de uma passagem interna entre o Museu e a Faculdade, velha aspiração de ambas as instituições que agora se materializa e por ocasião da realização da exposição “Quando a Arte fala Arquitectura”, integrada na Trienal de Arquitectura de Lisboa, o ciclo coloca frente a frente artistas e arquitectos para debaterem as relações entre ambas as disciplinas.
Esse é também o tema da exposição que ocupará o MNAC - Museu do Chiado entre 15 de Outubro e 21 de Novembro, integrada no programa da Trienal de 2010: com recurso a obras de artistas que usam dispositivos ou linguagens arquitectónicas no seu trabalho, a exposição procura compreender de que forma a arquitectura ecoa na prática artística contemporânea.
Para integrar a exposição foram convidados quatro artistas portugueses a realizarem projectos específicos. São eles Ângela Ferreira, Fernanda Fragateiro, Carlos Nogueira e José Pedro Croft. São estes os artistas que, no auditório da Faculdade de Belas Artes irão debater com os arquitectos João Mendes Ribeiro, João Maria Trindade, Inês Lobo e Nuno Grande as relações próximas entre os campos limítrofes da arte e da arquitectura, as suas sobreposições, sintonias, afastamentos e cumplicidades.

Ciclo de conferências
Paralelo à exposição “Falemos de casas: Quando a arte fala de arquitectura
[construir, desconstruir, habitar]”, patente no MNAC - Museu do Chiado de 15.Out.2010 a 21.Nov.2010

Coordenação: Delfim Sardo
Local: Grande Auditório da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa

PROGRAMA

21.Out.2010  18h30
 Convidados  - José Pedro Croft e João Mendes Ribeiro  
 Moderador - Delfim Sardo

28.Out.2010  18h30
 Convidados  - Fernanda Fragateiro e João Maria Trindade 
 Moderador - Helena Barranha

04.Nov.2010  18h30
 Convidados  - Ângela Ferreira e Nuno Grande 
 Moderador - Isabel Sabino

11.Nov.2010  18h30
 Convidados  - Carlos Nogueira e Inês Lobo 
 Moderador - Fernando António Baptista Pereira

Uma iniciativa conjunta: do CIEBA - Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Trienal de Arquitectura de Lisboa e MNAC – Museu do Chiado