Atrium

Entrada Livre

“O problema da ervilha”

Por ocasião da inauguração da vídeo-instalação Os Nossos Sonhos não Cabem nas Vossas Urnas

Colectivo Negativo

2014-07-04
2014-07-04

O Colectivo Negativo, que se dedica à pesquisa artística transdisciplinar desde 2012, apresenta a instalação performativa “O problema da ervilha”, criada especificamente para acompanhar a vídeo-instalação de Rui Mourão Os Nossos Sonhos não Cabem nas Vossas Urnas.

"Antígona adormeceu enquanto esperava pelo Symposium, agora que, sobre o seu sono, se engendram decisões quanto à lei a tornar vigente, é necessário que o espectador se torne agente performativo desta narrativa mítica. Diz-se que uma verdadeira princesa é aquela que fala a linguagem da subtileza, que pode dormir sobre uma montanha de colchões mas que, ainda assim, se sob todos eles estiver escondida uma ervilha, a princesa senti-la-á cravar-se na pele como uma flecha".

Colectivo Negativo




Em Exibição

REGISTOS DE LUZ.

PINTURA IMPRESSIONISTA DE SOUSA LOPES. A COLEÇÃO DO MNAC (1900-1950)

2019-12-01
2020-03-29
Curadoria: Maria de Aires Silveira
Iniciando a parceria entre o Museu Nacional de Arte Contemporânea e o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, o MNAC apresenta em Chaves um conjunto de obras da sua coleção.
Fora de Portas

Prémio Sonae Media Art 2019

2019-11-29
2020-02-02
Exposição das obras finalistas
Exposição temporária

CONVITE/OPENING

2019-11-29
2020-02-02
.
Exposição temporária

Orto di incendio

27 artistas a partir de Al Berto

2019-11-22
2020-02-02
Curadoria: Ana Natividade, André Almeida e Sousa e Paulo Brighenti
O Museu Nacional de Arte Contemporânea e a Oficina de Gravura da MArt apresentam Orto di incendio, uma exposição de 27 artistas a partir da obra homónima de Al Berto.
Exposição temporária

DANIEL CANOGAR. Teratologias

Arte digital da coleção MEIAC

2019-11-01
2019-12-08
Curadoria: Adelaide Ginga
Esta instalação de Daniel Canogar faz uso das linguagens digitais para abordar a relação entre arte e ciência e a questão da vulnerabilidade do ser humano face ao avanço da tecnologia.
Exposição individual

Espaço Interior

Trienal de Arquitetura de Lisboa

2019-10-05
2020-01-05
Curadoria: Mariabruna Fabrizi e Fosco Lucarelli
"Espaço Interior" faz parte de um projecto de investigação em desenvolvimento, sobre a construção da imaginação arquitectónica.
Exposição temporária

Sarah Affonso. Os dias das pequenas coisas

2019-09-13
2020-03-22
Curadoria: Maria de Aires Silveira e Emília Ferreira
A exposição dedicada a Sarah Affonso (Lisboa, 1899 – 1983) é uma de duas que, neste ano em que se celebram os 120 anos do nascimento da artista modernista, recordam a sua vida e obra
Exposição temporária

CAIS Urbana

Curadoria: Mistaker Maker
Exposição comemorativa dos 25 anos da Associação CAIS
Exposição temporária