O projecto Outros Olhares, iniciado em Março de 2010, pretende promover uma reflexão alargada sobre a colecção do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado e, simultaneamente, proporcionar uma visão abrangente da produção artística portuguesa, de 1850 à actualidade.
No primeiro ciclo deste programa, foram convidados historiadores de arte, curadores, críticos de arte e artistas, para seleccionarem uma obra da colecção do museu representativa de uma década específica. As peças escolhidas foram rotativamente instaladas no átrio do piso 1, um espaço emblemático do edifício, que serviu também de cenário para o debate informal, com cada convidado, sobre a obra em destaque, em cada mês.
Em 2011, no âmbito das comemorações dos 100 Anos do MNAC – Museu do Chiado, lançou-se o repto a quatro artistas de relevo no panorama português, que têm em comum o facto de não estarem representados na colecção, para realizarem trabalhos inéditos a partir de um olhar “de fora para dentro” do museu. Esta proposta retoma também o conceito do projecto Interferências, realizado em 1994, que desafiou vários artistas a realizarem novas obras, tendo por tema a colecção do MNAC - Museu do Chiado, que posteriormente vieram a ser integradas no acervo do museu. Ao longo do segundo semestre de 2011, o átrio do piso 1 acolherá sucessivamente os projectos específicos de Ana Vidigal, Rodrigo Oliveira, António Olaio e Xana. Obras novas, acompanhadas de um pequeno texto dos artistas, que nos trazem outras perspectivas de relacionamento com o Museu e o seu acervo, impulsionando noutras direcções a reflexão que tem vindo a ser promovida e que pretende ser continuada no diálogo com o público.
Curadoria: Helena Barranha e Rui Afonso Santos (programa Outros Olhares), Adelaide Ginga (programa Outros Olhares, Novos Projectos)
INAUGURA NO PRÓXIMO DIA 9 DE FEVEREIRO
Xana
"NOVA ASSEMBLEIA e algumas próteses"
Até 1 de Abril.
Mais informação p. 2
Exposições passadas
António Olaio
"This widow is blocking my windows" 2011, inspirado na obra A viúva de Teixeira Lopes (1893)
Até 22 de Janeiro.
15 de Janeiro, Domingo às 12:30 h - Conversa com António Olaio
Mais informação p. 3
Rodrigo Oliveira
"A primeira pedra (e todas as outras mais)" 2011, inspirado na obra P 13-66 (1966), P 27-72 (1972), P 89-85 (1985) de Fernando Lanhas
Inauguração 8 de Setembro. Até 20 de Novembro.
18 de Setembro, domingo às 12:30 h - Conversa com Rodrigo Oliveira
Mais info p. 4
Ana Vidigal
"The Brain is deeper than the sea" (projecto ana / malhoa) 2011, inspirado na obra Praia das Maçãs de José Malhoa (c. 1913-18).
Inauguração dia 30 de Junho. Até 4 de Setembro.
17 de Julho, domingo às 12:30 h - Conversa com Nuno Saldanha
14 de Agosto, domingo às 12:30 h - Conversa com Ana Vidigal
Mais info p. 5