Ether. Um laboratório de fotografia e história. Lanaçamento livro

2018-11-20

Com o Inverno a aproximar-se, o tempo agita-se. Assim vai ser com o mais recente livro da colecção Fora de Série, da autoria de Susana Lourenço Marques. O livro, um requintado volume com mais de trezentas páginas, conta a história da associação cultural Ether/vale tudo menos tirar olhos, cuja actividade ficou indelevelmente associada à galeria de exposições de fotografia que funcionou em Lisboa entre 1982 e 1994. A Ether foi um espaço fulcral na consolidação da fotografia portuguesa, abrindo espaço a novas gerações de fotógrafos, assim como construindo a história da fotografia em Portugal que ainda estava por inventar.

Este livro de Susana Lourenço Marques percorre as exposições que tiveram lugar na Ether descortinando o seu sentido e a lógica de um programa expositivo que deu forma a um espaço singular. A Ether funcionou como laboratório de história, encontrando na poética da sua acção as coordenadas para a emergência da história das imagens bem como das imagens para a história.

O livro vai ser apresentado por Emília Tavares no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, em Lisboa, no próximo dia 20 de Novembro às 18h00.

+

Este livro foi editado em parceria com a Pierrot Le Fou e publicado com o apoio da DGArtes | Ministério da Cultura 

ISBN: 978-989-8217-46-2. Dimensões: 17,5 x 24,0 cm, 328 páginas. Preço: 30,00 euros.

O livro pode ser adquirido nas melhores livrarias, mas também através da página Internet da Dafne Editora www.dafne.pt

Bio da autora

SUSANA LOURENÇO MARQUES (Caldas da Rainha, 1975), é professora na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Doutorada em 2016 em Comunicação e Arte pela na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É autora dos livros Lições de Hospitalidade (2006) e Pó, Cinza e Nevoeiro, ensaio sobre a ausência (Prisma, 2018) e co-editora de Ag, reflexões periódicas sobre fotografia (Porto, 2009). Comissariou as exposições Plano Geral, Grande Plano (Casa da Memória, 2013) e Quem te ensinou? — Ninguém de Elvira Leite (FBAUP, 2016). Em 2014 foi co-fundadora da editora Pierrot le Fou.