Iluminação em Museus. A descoberta da obra de arte

2018-11-13

Lançamento do décimo terceiro volume da Coleção Estudos de Museus, o livro da autoria de Carmina Montezuma, Iluminação em Museus. A Descoberta da Obra de Arte.

Neste livro, as potencialidades estéticas e semânticas da luz são estudadas na perspetiva da iluminação museográfica, no sentido de revelar a autenticidade da obra de arte e facultar uma correta literacia artística e uma boa interpretação visual. O estudo desta temática envolve uma abordagem interdisciplinar dos aspetos científicos mais significativos de aplicabilidade em museus, fundamentais para a compreensão da complexa inter-relação entre a luz, a visão e o objeto.

O conhecimento destas matérias é imprescindível a diretores, conservadores, museólogos, curadores, designers e arquitetos, em particular na investigação, no inventário da obra de arte e no acompanhamento das diferentes fases de conceção, montagem e manutenção da iluminação expositiva. O livro inclui a análise de três estudos de caso de iluminação em museus portugueses e apresenta dois instrumentos de trabalho inéditos: o quadro de classificação ótica dos principais materiais e técnicas artísticas e a ficha técnica de iluminação.