convite

2017-12-09
Da inicial divulgação da sua obra Café em periódicos afetos ao neorrealismo, à passagem do artista brasileiro por Lisboa a caminho da sua exposição na galeria Charpentier em Paris. Do encontro entre Portinari e Mário Dionísio numa redescoberta de afinidades pelos caminhos estético-artísticos de um novo realismo, centrado no humanismo e privilegiando tematicamente o povo, ao reconhecimento de uma expressão artística de alcance universal, a partir das raízes nacionais.

Luísa Duarte Santos é doutoranda (aguardando defesa da Tese) em História da Arte, especialidade História da Arte Contemporânea. Investigadora/membro colaborador no Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Teorias da Arte, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Investigadora e curadora em inúmeras exposições biobibliográficas e de artes plásticas. Durante vários anos foi Técnica Superior Conservadora de Museus, no Museu do Neorrealismo. Foi bolseira de doutoramento da FCT. Tem vários ensaios e artigos publicados em catálogos e revistas, sobre temáticas, autores e artistas do século XX português.